segunda-feira, 30 de julho de 2007

Rodapés Úmidos

É muito comum aparecer umidade nos rodapés. Isso acontece porque a umidade natural do solo sobe pelo alicerce e se infiltra pelas paredes, sem você perceber. Aí começam a aparecer os problemas: manchas e bolhas na pintura, reboco desgrudando, mofo e o apodrecimento dos rodapés de madeira e dos carpetes. Além do prejuízo para o seu bolso, essa umidade faz mal à saúde, causando problemas respiratórios e alérgicos. Aqui mostrarei como evitar ou como corrigir os rodapés úmidos.

Como evitar (construção)

A forma mais simples, eficiente e econômica de ter uma casa seca e saudável é impermeabilizar a obra desde o alicerce, usando hidrofugante (Viapol Contra Umidade, Vedax 1 ou Vedacit) na massa de assentamento e de revestimento.
Esses produtos são garantia de impermeabilização definitiva, pois age dentro da massa e não superficialmente como uma pintura.

1) Prepare a massa impermeável com qualquer desses produtos no seguinte traço:

1 Saco de cimento;
3 Latas de areia;
1 Litro de hidrofugante;

Água.

2) Cubra o alicerce com uma camada de massa impermeável, com 1,5 cm de espessura e descendo 15 cm pelas laterais.

3) Espere secar e pinte com duas demãos de emulsão asfáltica (Vitkote, Anchortol Aqua ou Neutrol)

4) Use massa feita com hidrofugante para levantar as paredes até a 3ª fiada. A mesma massa deve ser usada para o revestimento interno e externo até 1 metro de altura.

Como corrigir (Obras Prontas)

Se a impermeabilização do alicerce não foi feita no início da obra, como foi explicado, depois poderão surgir problemas de umidade no rodapé.
Nesse caso será preciso recuperar as áreas afetadas, uma tarefa que traz excelentes resultados quando é feita com cristalizante (Viaplus 1000, Vedax Plus ou Vedajá.)

Veja, passo a passo, como proceder.

1) Remova 1,5m de altura, do revestimento da parede até chegar na alvenaria. Limpe com escova e umedeça, antes de aplicar o cristalizante.

2)Misture o conteúdo do componente B (líquido) com o conteúdo do componente A (pó) em um balde circular.

3)Aplique o cristalizante em 3 demãos cruzadas, esperando a completa secagem de cada uma, antes de aplicar a seguinte.

4)Após chapiscar, refazer o revestimento, usando massa preparada com hidrofugante, conforme descrito anteriormente.
Fonte: www.vedacit.com.br


Nenhum comentário: